Pré NatalAssistência médica, exames pré-natais e pós parto são importantíssimos para a saúde da gestante adolescente. Conduzir a mãe da maneira mais saudável possível, detectando possíveis alterações no organismo, é responsabilidade do ginecologista/obstetra.

O pré-natal é um acompanhamento médico realizado durante o período gestacional, que tem por objetivo observar o desenvolvimento do bebê e orientar a futura mãe. Aspectos como realização de exames, cuidados com a alimentação e estimulação do bico do seio são feitos. A detecção de alguma doença prejudicial à saúde de ambos e a identificação de gestações de alto risco são feitas por intermédio desse procedimento.

O peso na gravidez também é controlado durante o pré-natal. Não ultrapassar o aumento de 12 kg é fundamental, pois caso o peso aumente maos que o estipulado, problemas como hipertensão, diabetes e retenção de líquidos podem ser desencadeados. A alimentação precisa ser balanceada de acordo com as necessidades para a formação da criança.

A reposição do ácido fólico é indicada nas primeiras semanas de gravidez, ajudando a prevenir algumas más formações. O ferro é recomendado a partir do segundo trimestre até o término do período de lactação. Alimentos ricos em cálcio também são altamente importantes. Suplementação da dieta por meio da proteína, vitaminas e minerais geralmente é aconselhável à gestantes adolescentes.

Algumas queixas são bem comuns entre as grávidas: náuseas, vômitos, constipação intestinal, queimação no estômago, inchaço e varizes nas pernas, cãibras, tonteiras, cansaço e dor nas costas. O médico indicará um tratamento adequado para cada um desses problemas. Aconselha-se o uso de meia elástica durante essa época, para evitar o surgimento de varizes e diminuir o risco de trombose. A vacinação antitetânica deve ser feita em todas as gestantes.

As adolescentes grávidas merecem um cuidado específico em relação a esse assunto, pois a incidência de fatores que afetam a saúde de mãe e filho é bem maior.