Etapas GravidezAntes de mais nada, é importante esclarecer todas as modificações ocorridas no bebê dentro do útero materno.

1º mês – O óvulo fecundado pelo espermatozoide já se encontra instalado no útero, após subir as trompas. O embrião surgirá a partir da divisão das células desse óvulo.

2º mês – Crescimento do embrião e aquisição de semelhanças físicas com a anatomia humana. Braços, pernas e cabeça começam a ser moldados. O coração, intestinos e pâncreas já se desenvolvem.

3º mês – Braços e pernas se alongam. Dedinhos, unhas, pálpebras e pontinha do nariz começam a se desenvolver. Início do período fetal.

4º mês – Surgimento de uma fina camada de pelos para proteger o bebê. O feto passa a ter percepções da luz e é capaz de diferenciar entre os gostos amargo e doce. Os órgãos continuam a se desenvolver e os primeiros movimentos são sentidos pela mãe.

5º mês – O sexo da criança começa a ser definido. Nas meninas, aparecimento de trompas e útero. Nos meninos, aparecimento dos órgãos genitais externos. A capacidade de articular os músculos faciais como franzir testa, piscar olhos e chupar dedos já são possíveis.

6º mês – Uma segunda proteção chamada vernix caseosa aparece envolvendo o bebê. É uma substância escorregadia e pegajosa que evita que o líquido amniótico irrite a pele materna. Peles mais sensíveis como lábios e sobrancelhas se tornam mais visíveis. Pontas dos dedos já possuem sulcos que serão responsáveis por formar as impressões digitais.

7º mês – A percepção de vozes e ruídos pelo bebê se tornam possíveis graças ao desenvolvimento da audição. Nascimento dos primeiros fios de cabelo, que podem variar de cor após o nascimento. Aperfeiçoamento dos órgãos.

8º mês - Uma outra camada passa a envolver a pele do bebê. Ela é feita de gordura e terá a função de manter a temperatura da criança equilibrada na hora do nascimento. Pulmões quase perfeitamente formados, auxiliando no exercício da inspiração e expiração do líquido amniótico. Aumento da resistência dos ossos.

9º mês – Cotovelos e joelhos adquirem covinhas, e camadas como a vernix caseosa deixam de existir. Os órgãos já estão completamente formados e o bebê está pronto para nascer.