Aumento Gravidez AdolescênciaA gravidez na adolescência é um fenômeno que vem sofrendo alterações ao longo do tempo, tanto nos conceitos referentes à idade, quanto seus valores perante a sociedade.

Ano após ano, o numero de adolescentes que engravidam aumenta. A atividade sexual precoce e antecipação da menarca (1ª menstruação) interferem consideravelmente nesses dados.

Índices do ano de 2009, apresentam uma incidência de 2% a 3% de gestantes adolescentes no Japão, e de 53% na Nigéria, representado o quanto que o nível de escolaridade e acesso à informação influenciam significativamente na diferença entre um país e outro.

Antigamente, ostentar um “barrigão” era uma forma de prestígio, desde de que devidamente acompanhada pelo marido. Atualmente, as grávidas adolescentes sofrem preconceito e vergonha por essa condição, até porque, na maior parte das vezes, o namorado/parceiro raramente está presente para oferecer algum tipo de apoio.

Apesar de países como México e Suécia colocarem a pílula anticoncepcional à disposição das jovens em postos de saúde e incluírem explicações sobre a utilização dos métodos contraceptivos, os resultados costumam ser insignificantes. Pesquisas revelaram que, as mexicanas desejaram ter um filho para serem mais respeitadas e as suecas porque dava um significado a uma vida solitária e sem expectativas.

A desinformação diminuiu, mas a reflexão e a responsabilidade dos adolescentes também. As consequências de uma gestação não planejada vão desde problemas físicos ou comportamentais que o recém nascido pode adquirir, até ao aumento da taxa de mortalidade das mães que não frequentam o pré-natal. As possibilidades dessas crianças que nascem se tornarem pais ou mães futuramente na juventude, também é alto.

Métodos Contraceptivos GravidezAlém da integração do jovem aos programas de educação sexual, é necessário mais diálogo e circulação de informações sobre o assunto. Os meios de comunicação já cumprem um papel fundamental nesse sentido, mas resta ao adolescente buscar uma maneira de interagir com seus pais sobre o assunto e tomar atitudes conscientes para que não ocorra uma sobrecarga de responsabilidades em suas vidas. Informação é importante, mas não o suficiente. A conscientização e o planejamento familiar estão em primeiro lugar.Existe um projeto da MTV chamado “16 and Pregnant ”, em português traduzido para "Grávida aos 16", que foi lançado mundialmente no objetivo de retratar as implicações e questões derivadas de uma gravidez na adolescência.

O dia 26 de setembro é considerado o Dia Mundial da Gravidez na Adolescência. Essa campanha foi criada com o intuito de conscientizar e ensinar jovens de todos os países a evitar uma gravidez indesejada. Saiba mais informações pelo site Viva Sua Vida.