Mulher Verificando TabelinhaO ciclo hormonal e fértil feminino é descrito por meio da tabelinha. Ela é capaz de detectar os dias em que se pode ter relações sexuais com um menor risco de gravidez. A tabelinha funciona da seguinte maneira:

  • Deve-se marcar, todo mês, a data de início da menstruação em um calendário. Após uns seis meses, em média, pode-se obter uma informação mais precisa sobre o ciclo hormonal;
  • Divide-se o número de dias do intervalo entre uma menstruação e outra por 2. O número obtido é o meio do ciclo.
  • Três dias antes e depois desse número obtido são os dias férteis de uma mulher. Os dias mais indicados para não se arriscar uma concepção ficam fora desse período.
  • Vale lembrar que esse método é falho e que o ciclo hormonal pode variar muito. Para utilizá-lo, indica-se o uso de preservativos ou o aconselhamento médico.

Exemplo:

A menstruação de uma mulher inicia-se no primeiro dia do mês e a próxima começa dia 28. Logo, o intervalo entre uma e outra foi de 28 dias.

Tendo por base que seu ciclo dura 28 dias, divide-se este número por 2. O resultado é 14. Então, a contagem é feita em 3 dias antes e 3 depois do 14. Ou seja: 11,12,13,14,15,16,17.

Esses são os dias mais prováveis dela engravidar, pois o óvulo está sendo liberado.

Obs.: Toda mulher possui um ciclo diferente. Existem aquelas em que os períodos são irregulares, ou seja, com uma variação muito grande dos intervalos. O método nesse caso é ineficaz.